quinta-feira, 8 de maio de 2014

Adolescentes moçambicanas



Realidade fantasiosa da TV Brasileira ganha força em Moçambique

Quem me conhece, principalmente as pessoas mais próximas, sabem que estou produzindo um documentário com inspiração etnográfica numa imersão na Comunidade Rastafári em Moçambique.

Esse "doc" e novo trabalho, tem sido feito em parceria com o meu amigo Felipe Nascimento, um estudante brasileiro de história que vive em Maputo há quase três anos, e estuda na Universidade Eduardo Mondlane (maior centro de ensino superior de Moçambique). E na produção desse novo documentário, algumas cenas inéditas foram acontecendo que eu não poderia deixar de mostrar aqui para você.

Nas últimas duas semanas, além das gravações e contato com os Rastas, fomos conhecendo também à comunidade vizinha ao Tabernáculo Rastafári, onde estão sendo filmadas as imagens do filme.

Desse contanto com as famílias, as crianças e os adolescentes captamos algumas imagens que rendaram algumas pérolas muito interessantes do tipo: influência da TV Brasileira em Moçambique, retratos sociais, identidade moçambicana e cultura africana de um modo geral.

Nesse presente vídeo, Flávia e sua amiga Asule de maneira simples, mostram a influência das novelas brasileiras por aqui, falam um pouco da identidade cultural da mulher moçambicana e ainda, mandam beijinhos para o Brasil.

Isso é um pouco da África que fala português, que eu gostaria de mostrar para você. Espero que goste!

(Publicado: 4/11/2012 )