quinta-feira, 24 de abril de 2014

Maria de Medeiros - Capitães de Abril



Uma cena do filme Capitães de Abril (2000), realizado por Maria de Medeiros.

Um retrato da Revolução dos Cravos, que mudou a história portuguesa na década de 70. Maria de Medeiros faz um retrato pessoal e nostálgico dos episódios mais marcantes do 25 de abril.

Na madrugada de 25 de Abril de 1974 o Rádio Clube Português emite a célebre e interdita canção de Zeca Afonso, "Grândola". Trata-se um código combinado com o clandestino Movimento das Forças Armadas que nessa madrugada levou um grupo de capitães a executar um golpe de estado e acabar com o regime do Estado Novo. O capitão Salgueiro Maia marcha com o seu regimento sobre Lisboa, decidido a tomar a capital sem derramamento de sangue. Entretanto, Manuel, um outro veterano da guerra de África, toma com um punhado de camaradas o Rádio Clube Português que se vai transformar no centro difusor do progresso da revolução. Antónia, a mulher de Manuel, desconhecendo as actividades do marido preocupa-se com o destino de um aluno, preso pela PIDE. Maia chega a Lisboa e com a ajuda de Gervásio, consegue levar os seus "Chaimites" até ao Quartel do Carmo, onde recebe a rendição de Marcelo Caetano. Nas ruas o delirante entusiasmo popular aclamava os capitães de Abril.

(Informação mais completa no link da RTP)



Capitães de Abril foi o filme de estreia, como realizadora, de Maria de Medeiros. Filmado em 2000, esta obra abordou a temática da Revolução de 25 de abril de 1974, conciliando a realidade histórica com personagens fictícias. O filme é uma glorificação da figura do capitão Salgueiro Maia, tendo o papel sido entregue ao ator italiano Stefano Accorsi, o que motivou alguma controvérsia no meio artístico. O história do filme centra-se nos acontecimentos verificados na noite do dia 24 e manhã do dia 25, com especial incidência para a saída dos revoltosos da Escola Prática de Cavalaria de Santarém e a ocupação do Rádio Clube Português. Maria de Medeiros também ocupa o seu lugar como atriz, personificando o papel de Antónia, uma jovem professora universitária perseguida pela PIDE. Outros atores com desempenhos fortes neste filme foram Joaquim de Almeida, Manuel João Vieira, Marcantónio del Carlo, Canto e Castro e Luís Miguel Cintra. O filme foi um assinalável sucesso de bilheteira a nível nacional e foi exibido em diversos festivais internacionais.

(Infopédia)


Críticas do filme em Cinema 2000.


Capitães de Abril completo.



 Os atores Stefano Accorsi (Salgueiro Maia) e Joaquim de Almeida